logo
Suporte técnico?

Pesquisar item

Ensaios de Transformadores: Qualidade, Segurança e Longevidade dos Ativos Elétricos.

Ensaios de Transformadores: Qualidade, Segurança e Longevidade dos Ativos Elétricos.

Ensaios de Rotina em Transformadores Elétricos: Garantia de  Qualidade, Segurança e Longevidade do Principal Ativos do Sistema Elétrico. 

A manutenção e a certificação de Transformadores Elétricos de Potência são processos cruciais para garantir a segurança eficiência e longa vida útil  do ATIVO mais importante de qualquer Sistema Elétrico de Potencia. 
Principais ensaios recomendados evidenciando o  Tipos de Ensaios (CC e CA) X Finalidades x Beneficio de sua realização
Ensaio: Resistência de Enrolamentos (CC)
Finalidade: Assegurar a ausência de irregularidades na continuidade dos fios, Soldas, Conexões e Contatos dos Tap´s.
Beneficio: Um transformador com resistência de enrolamento dentro do previsto (plano de inspeção e/ou projeto) possui plena capacidade magnética, baixa geração de gases e ausência de pontos quentes que causariam danos na isolação. 

Ensaio Relação de Tensões (CA)
Finalidade:  Confirma a correta bobinagem do transformador / Ausência de fios paralelos / Ausência de Curto circuito entre espiras ou camadas. 
Beneficio: Garanti que o transformador possua plena capacidade de Transformação e Potencia. 

Ensaio: Polaridade (CA ou Pulso CC)
Finalidade:  Checar a correta montagem angular das bobinas de Alta e Baixa / Checar ou Confirmar a Correta Ligação interna das bobinas para formação do Diagrama Fasorial  
Beneficio: Garante pleno acoplamento Magnético evitando perdas e  Detectando erros de montagem com aumento expressivo da temperatura das Bobinas e Nucleo por corrente de Focault. 

Resistência de Isolamento (CC): 
Finalidade: Avaliar a condição da superfície de isolação entre enrolamentos e carcaça (terra) 
Benefícios: Pela medição do índice de Polarização (PI) e possível checar a á condição da superfície de isolação e ausência de contaminantes.
  
Ensaio: Perdas em Vazio e Corrente de Excitação (CA): 
Finalidade: Avaliar o rendimento do Transformador
Benefícios: Garanti que o transformador não possua perdas excessiva e aumento de temperatura e/ou ruido excessivo no núcleo decorrentes da corrente de magnetização.    

Ensaio: Impedância de Curto Circuito (CA)
Finalidade: Verifica as perdas nos enrolamentos e o valor da impedância de curto-circuito. 
Benefício: Assegura que o transformador poderá operar com segurança sob carga plena carga e em condições de transientes de carga.

Ensaio: Tensão Aplicada (CA): 
Finalidade: Avaliar se as isolações entre enrolamentos e terra suportam as tensões de trabalho. 
Beneficio: Assegura / Certifica que o transformador esta em condições seguras para energização, principalmente em transformadores usados e reparados. 

Ensaio: Tensão Induzida (CA)
Finalidade: Avaliar a isolação entre espiras do próprio enrolamento.
Beneficio: Evita acidentes decorrentes de erros de montagem e garante a durabilidade do transformador.

Ensaio: Fator de Potência (FP ou TanDelta) (CA) 
Finalidade:  Avaliar o envelhecimento e a condição da isolação.
Benefícios: Como principal Ensaio para analise e diagnostico da saúde da isolação de um Transformador o ensaio de Fator de Potência principalmente evidencia o envelhecimento da isolação e a presença de contaminantes / Apresenta o diagnostica o desgaste da isolação solida pela polarização da isolação /  Através dos recursos de variação de frequência pode apresentar o diagnostico de umidade contaminante na isolação solida ou liquida (dependente da faixa de frequência utilizada/disponível). 

Importância dos Ensaios de Rotina
Esses testes são fundamentais não apenas para a certificação e garantia de qualidade dos transformadores, mas também para evitar falhas catastróficas que podem resultar em interrupções no fornecimento de energia elétrica. Além disso, a realização dos ensaios de rotina asseguram que os serviços de revitalização, conserto e repotencialização de transformadores estejam em conformidade com as normas técnicas vigentes, proporcionando um desempenho seguro e eficiente dos equipamentos. Todos os ensaios aqui mencionados possuem sua normatização NBR e são recomendados também pela ABNT
A implementação desses ensaios são uma prática comum para as empresas fornecedoras de serviços de manutenção de transformadores pois a comprovação da qualidade são essenciais para a confiabilidade do sistema elétrico.

Conclusão
Os ensaios de rotina em transformadores elétricos são procedimentos indispensáveis que garantem a qualidade, segurança e eficiência desses equipamentos e do sistema Elétrico Brasileiro. A adoção dessas práticas, conforme recomendação das Normas da ABNT e ou Internacionais são cruciais para o fornecimento de energia confiável e seguro, evitando falhas inesperadas e prolongando a vida útil dos transformadores.