logo
Suporte técnico?

Pesquisar item

Uma introdução à imagem acústica

Uma introdução à imagem acústica

O que é imagem acústica? 

O nome já diz tudo! Da mesma forma que uma câmera comum usa a luz de uma cena para produzir uma imagem, um gerador de imagens acústicas usa o som. O gerador de imagens converte os sons que capta em uma imagem em uma tela onde, por exemplo, fontes de som altas são exibidas em uma cor diferente das mais baixas. Para facilitar a visualização exata de onde vêm os sons, as imagens acústicas geralmente incorporam uma câmera óptica comum e, na tela, sobrepõem a imagem acústica (a imagem sonora) sobre a imagem capturada pela câmera óptica. 

Como funciona a imagem acústica 

No lugar da lente que uma câmera comum usa para coletar luz, um gerador de imagens acústicas usa uma série de microfones (normalmente 100 ou mais) para coletar som. O sinal de cada um dos microfones é passado para um sofisticado sistema de processamento que determina de onde vem o som, quão alto é e de que frequência é composto. O sistema de processamento utiliza esta informação para produzir a imagem acústica. Dois pontos não valem nada. A primeira é que os sons captados e processados ​​pelo gerador de imagens acústicas são tipicamente em frequências ultrassônicas, ou seja, em frequências mais altas do que as que podem ser ouvidas diretamente pelo ouvido humano. A segunda é que, devido ao grande número de microfones utilizados no conjunto, à sua disposição especial e às técnicas avançadas de processamento utilizadas no gerador de imagens, o conjunto pode, na verdade, ser focado como uma lente, o que torna possível localizar o som. fontes com precisão. 

Por que a imagem acústica é útil 
Muitos fenômenos de interesse para engenheiros e técnicos produzem som ultrassônico, mas entre os mais importantes estão vazamentos de gases e descargas parciais (PD) em sistemas elétricos de média e alta tensão. Dependendo da substância vazada, os vazamentos de gás podem ser extremamente perigosos e quase sempre levam a um desperdício indispensável de recursos. A descarga parcial em sistemas elétricos indica frequentemente uma falha nas suas fases iniciais, que, se não for dada atenção imediata, pode evoluir para uma avaria completa e muito custoso.  

Em outras palavras, se uma fonte sonora resulta de um vazamento de gás ou de uma descarga parcial, localizá-la com rapidez e precisão para que ações corretivas imediatas possam ser tomadas para minimizar os perigos e economizar dinheiro.  

A imagem acústica oferece uma solução mais segura, rápida e conveniente.