Você Sabe o que é um Hipot e onde ele é utilizado?

Postagem em 1 de março de 2021

O ensaio de HIPOT, também é conhecido por ensaio de corrente de fuga ou ensaio de tensão suportável, possui suma importância dentro das indústrias e companhias. Os testes HIPOT (do inglês, alto potencial) visa assegurar a qualidade e segurança elétrica do produto testado.

Alguns segmentos industriais, como áreas médicas, hospitalares e de equipamentos de proteção os ensaios são obrigatórios, uma vez que, no Brasil, existem normas regulatórias que regem a classe de testes.

Para que seja posto em prova a isolação elétrica do objeto em questão, o teste de alto potencial pode ser realizado de duas formas: Tensão de Ruptura e ensaio em Degrau.

  • Tensão de Ruptura: consiste em aplicar tensão com subida em rampa continua até a ruptura do dielétrico, neste momento o teste é finalizado e a tensão de ruptura é encontrada. Essa modalidade de teste é geralmente aplicada em corpos de provas (Cabos, Ferramentas, Motores, etc…).
  • Ensaio em Degrau: consiste em aplicar uma tensão constante durante um determinado período de tempo e verificar se houve a ruptura do material dielétrico. Essa modalidade de testes é geralmente aplicada em ensaios de rotinas realizados em linha de produção de fabricas ou testes de campo (ensaios de aceitação ou manutenção).
hipot

O teste HIPOT:

É sabido que todos os materiais podem conduzir corrente elétrica dependendo do diferencial de potencial que a ele é imposto. Portanto, o teste HIPOT visa identificar se em determinada tensão o material isolante irá ter a quebra do dielétrico ou não.

Para executar o teste, o equipamento HIPOT aplica alta tensão (CA ou CC) em dois pontos separados pela isolação a ser testada e mede se há a existência de corrente circulante. Esta corrente é conhecida por corrente de fuga.

Quando uma corrente de fuga é produzida e excede os limites, o equipamento Hipot deve desarmar e cessar o processo de teste.

Os níveis de tensão que cada isolante deve suportar são descrita por normas e dependem da especificação e aplicação do objeto testado. Como já foi dito, para a realização do teste, é possível aplicar tensão contínua ou alternada.

Dependendo das características do produto a ser testado pode ser benéfico utilizar a tensão CA ou CC, em grande parte das vezes os padrões das normas permitirão ambas, porém com uma variação na tensão de teste. Além disso, cada tecnologia tem suas peculiaridades, vantagens e desvantagens.

Tensão contínua:
Este método demanda uma menor corrente de carga já que a tensão CC é livre de divisores capacitivos.
Pode ser operado com uma corrente menor e, portanto, com menor risco ao operador.
Em geral, os equipamentos de tensão contínua são menores, mais leves e, portanto, mais portáteis.

Tensão Alternada:
Devido à sua concepção intrínseca, diferentemente das tensões CC, a tensão alternada testa tanto as tensões positivas quanto as negativas. Desta forma, o objeto é testado durante a etapa de carregamento e descarregamento, gerando assim um efeito de stress em ambas as polaridades no material.
Sua utilidade se da pelo fato de que vários objetos testados estão suscetíveis às tensões alternadas durante sua operação.
Medição de corrente ativa e reativa.

Equipamento HIPOT

O equipamento HIPOT permite a realização do teste de corrente de fuga como descrito acima. Para tal, o equipamento gera altas tensões em seus terminais de saída enquanto monitora a corrente.

Devido à alta tensão de saída é indispensável seguir os critérios de segurança e fazer o uso de equipamentos confiáveis, como os produtos da linha HT da Multi Test que será apresentada posteriormente.

Como realizar o ensaio:

A realização é simples e deve seguir os seguintes passos:

  1. Colocar o ajuste de tensão em zero;
  2. Aterrar corretamente o equipamento;
  3. Conectar adequadamente os cabos de teste ao objeto a ser testado;
  4. Acionar o HIPOT para a aplicação da alta tensão;
  5. Ajustar a tensão de ensaio no equipamento HIPOT seguindo as especificações traçadas para o teste;
  6. Aguardar o tempo de ensaio e analisar os resultados.

 

LINHA DE HIPOT’s MULT TEST HT

A INSTRONIC fabrica uma linha completa de Hipot’s em CA, CC e CA/CC.

Nossa linha para ensaios de tensão aplicada destaca-se por equipamentos compactos, fáceis de operar, robustos. Precisos e confiáveis são projetados para operar em ambientes hostis com alta indução eletromagnética sem apresentar oscilações ou quaisquer anomalias. O gabinete tipo case garante total proteção e segurança para o operador.

Modelos de série comumente comercializados são os 60CC, 50/100CA e 120CC kV, nossos equipamentos são aplicados em painéis, cabos, componentes eletrônicos, ferramenta e máquinas industriais, maquinas elétricas, EPI’s, EPC’s, equipamentos médicos e hospitalares e outros que necessitem de testes elétricos para garantir sua segurança.

Além dos modelos de série como fabricantes oferecemos ao mercado Hipot’s customizados sob encomenda para atender a diversas necessidades como os Serie Ressonantes de 1.8G CA para testes em isoladores, Ferro Ressonantes para testes em Geradores com 75KV CA / 300MVA e outros como sistemas automáticos aceitação de 12 pares de luvas com 40KV cada posição de teste.

Comentários

Uma resposta para “Você Sabe o que é um Hipot e onde ele é utilizado?”

  1. Eduardo Pacheco disse:

    Muito bom o artigo, parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

[instagram-feed num=5 cols=5 showfollow=false showheader=false showbutton=false]
[instagram-feed num=4 cols=2 showfollow=false showheader=false showbutton=false]